Se você tem um pequeno negócio ou pretende abrir um, e ainda não sabe muito bem como administra-lo veja abaixo algumas dicas importantes dadas por um consutor do sebrae.
1- Comprar bem: - adquirir mercadorias com especificações certas; - em quantidades adequadas; - de boa qualidade; - por preços e condições competitivas.
2- Controlar os estoques: - para permitir o melhor giro e menor necessidade de imobilizar o capital de gir.
Portanto, é necessário controlar: - valor médio mensal dos estoques; - estoque atual; - produtos mais vendidos e quanto representam em relação ao total dos estoques; - grupos de produtos que pesam mais nos estoques, valor e quantidades; - rotatividade-giro; - valor médio de perdas por quebra, furto, obsolescência, prazo de validade.
3- Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência, que se caracteriza por: - contínuo aperfeiçoamento; - eliminação do desperdício; - fazer as coisas certas da primeira vez; - rápida preparação das máquinas e células de produção; - envolvimento e comprometimento do pessoal.
4- Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para: - identificar qualquer variação fora do normal que ocorra; - ou a indicação de tendência de elevação de algum tipo de despesa - isto permite a tomada de decisão que evitem prejuízo do negócio e, também, o ajuste do preço de venda.
5- Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para: - permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber; - análise dos respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.
6- Compatibilizar os prazos médios das compras e das vendas, para: - evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.
7- Vender bem: - obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. E que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa.
É importante também: - estar atento ao mercado; - perceber o que fazem os concorrentes; - saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.
8- Rever constantemente o planejamento: - avaliando e revisando as metas; - os objetivos; - as estratégias; - transformar em oportunidades a serem exploradas, aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.
Sérgio Diniz Consultoria de Organização Empresarial Divisão de Atendimento a Clientes Sebrae-SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.
Postar um comentário